Casa Frayões Metellos
MuseusPatrimónio: Edifícios históricos
Edifício da primeira metade do século XVIII, localizado na Rua Vaz Pontes, é considerado uma das mais importantes casas nobres da vila de Grândola. De feição senhorial, foi residência de famílias da governança local, destacando-se entre os seus proprietários Francisco de Paula Frayão Metello, que mandou colocar na fachada do edifício o brasão que lhe foi outorgado em 1780.
O imóvel foi adquirido pela Câmara Municipal em 1867, tendo vindo aí a instalar-se diferentes serviços ao longo do século XX, com destaque para as Escolas do Ensino Primário de ambos os sexos, que aqui funcionaram até ao ano de 1968.
Desde 2004 que neste edifício está instalado o Património Cultural do Município de Grândola onde se encontraram patentes ao público as exposições História Arqueológica de Grândola – vestígios e artefactos; a reconstituição de uma sala de aula do Ensino Primário; bem como de um consultório médico da década de 50, pertencente ao Dr. Vítor Ribeiro da Rocha e a área de reservas museológicas do Município de Grândola.
As reservas museológicas existentes de cariz etnográfico são constituídas por coleções e objetos que foram doadas pelos grandolenses e/ou adquiridas pela Câmara Municipal, reportam-se fundamentalmente à primeira metade do século XX e encontram-se, na sua quase totalidade, relacionadas com atividades tradicionais desenvolvidas em meio rural e urbano.
O tratamento, inventário, estudo e acondicionamento deste e de outro espólio é determinante para a sua preservação e para a salvaguarda das tradições e memória da comunidade grandolense.
Atualmente o edifício encontra-se em reabilitação e será a sede do Museu Polinucleado de Grândola e Núcleo de Etnografia.
Rua Vaz Pontes nº 12 - Grândola
Temporáriamente encerrado devido a obra de requalificação.